Siga nosso Twitter

Siga nosso Twitter: @RAGerandovidas

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

MENSAGEM DE DOMINGO - MANHÃ DO ACAMPADENTRO

TRANSFORMANDO FRACASSOS EM VITÓRIAS (PARTE 1)

Texto base: 1Samuel 27.1-7

Introdução:
Como você lida com seu fracasso? Talvez você reaja a esta pergunta de maneira indiferente, mas no fundo você sabe que a maneira com a qual você lida com o fracasso e com a ameaça dele faz profunda diferença em nossa jornada para a vitória.
Certo dia, enquanto jogava um game de FPS (tiro em primeira pessoa), pensei neste assunto. No jogo só me restava apenas mais uma vida, o jogo não salvava antes de terminar a fase (perdendo tinha que refazer toda a fase) e para piorar os inimigos estavam de colocando na mira (meu jogador estava “vermelho” o tempo todo). Tal sensação me fez ficar muito ansioso, e me senti pressionado a agir, e por agir sem reflexão correta você pode imaginar no que deu: Game Over. Na vida muitas vezes é assim, só que ao invés de balas a tristeza nos atinge. Não tira “vida”, mas alegria. Não causa dor na carne, mas feridas intensas na alma e na fé.
Se algo, dentro de você, tem impedido você de acertar o “tiro”, saiba que você foi atingido. Se parece que você não conseguirá superar a primeira fase de alguma coisa (na escola, no game e até mesmo levantar da cama), você foi atingido de cheio. Em fases difíceis como esta, tudo fica meio amargo, acinzentado, revolto, e os problemas parecem enormes e nossos “créditos” estão acabando e vai dando uma sensação de que vamos perder a batalha. Você já se sentiu assim? Davi sentiu-se assim também. Saul vem levando a melhor sobre Davi, forçando Davi a viver escondido em cavernas, e para piorar 600 homens dependem dele como líder e provedor. Veja o que Davi diz: “Algum dia serei morto por Saul. É melhor fugir para a terra dos filisteus. Assim Saul desistirá de procurar-me por todo o Israel e escaparei dele” (1Sm 27.1)

1. PERDENDO O RUMO
Sem esperança e, principalmente, sem Deus, Davi concentra-se em Saul. Ele pendura a foto de Saul na parede e fica recordando as ameaças. Davi afunda em seu medo até que seu medo o domina: “Serei morto”.
Ele tem bom senso. Em dias melhores e em momentos mais saudáveis, Davi era exemplo da terapia do céu para dias difíceis. A primeira vez que enfrentou os filisteus no deserto, ele “perguntou ao Senhor” (23.2). Quando se sentiu pequeno diante de seu inimigo, “Davi consultou o Senhor” (23.4). Quando foi atacado pelos amalequitas, “ele perguntou ao Senhor” (30.8). Confuso acerca do que fazer depois da morte de Saul. “Davi perguntou ao Senhor” (2Sm 2.1). Quando coroado rei e perseguido pelos filisteus, “Davi perguntou ao Senhor” (5.19). Davi derrotou-os, mas eles armaram outro ataque, então “Davi consultou o Senhor” (5.23). Davi tinha o número do telefone de Deus armazenado na memória de discagem rápida de seu celular.
Repare: Confuso? Davi conversou com Deus. Desafiado? Ele conversou com Deus. Com medo? Ele conversou com Deus... na maior parte do tempo, mas dessa vez não. Neste episódio, Davi conversa consigo mesmo. Ele nem busca a orientação de seus conselheiros. Quando Saul atacou pela primeira vez, Davi recorreu a Samuel. Como os ataques continuaram, Davi pediu conselhos a Jônatas. Quando se viu sem armas e sem comida, ele procurou auxílio entre os sacerdotes em Nobe. Mas neste episódio, Davi consulta Davi.
Veja o conselho que ele dá para si mesmo: “Algum dia serei morto por Saul” (1Sm 27.1). Ele esqueceu da unção de Deus sobre a sua vida, esqueceu da promessa de Deus por meio de Jônatas, de que seria rei de Israel (23.17), esqueceu da promessa de Deus por meio de Abigail de que seria líder em Israel (25.30). Em meio ao cansaço e as pressões, Davi pressiona a “pausa” dos seus pensamentos bons e das promessas e decide fugir (27.1).
Com esta decisão Davi vai para abrigar-se no inimigo, Saul suspende a perseguição. Davi leva seus homens para a terra da idolatria e monta sua tenda no quintal de Golias. Davi cai em cheio no pasto do próprio Satanás.
A princípio, Davi sente alívio, afinal Saul desistiu de caçá-lo. Davi e seus homens, depois de um bom tempo, podem descansar afinal. Esconder-se com o inimigo traz um alívio temporário, e, temporário é apenas “por algum tempo”, não permanente, não é mesmo? Veja o que diz o texto de Provérbios 14.12,13, você ouviu um amém diferente? É Davi concordando conosco. Note o que ele escreve na terceira estrofe de seu cântico do tombo. No verso um, “ele se cansou”. Por isso “fugiu”. E, para sobreviver no campo do inimigo, Davi vendeu-se. Tornou-se uma espécie de guarda-costas de Aquis (27.5) e é mandado destruir os israelitas, e Davi para engana o rei e vive mentindo por 16 meses (27.8,9).

2. O QUE ESTÁ RUIM, PODE PIORAR...
O que está ruim, pode piorar! Os filisteus decidem atacar Saul. Davi e seus homens optam por trocar de lado e se juntam à Israel, daí seus comandantes filisteus os manda de volta para Ziclague (29.4), e chagando lá eles vêem tudo queimado, devastado e suas famílias seqüestradas pelos amalequitas (30.4), o texto diz que eles choraram até perderem todas as forças. Rejeitados pelos filisteus. Saqueados pelos amalequitas. Perseguidos por israelitas. Em terra, sem família. Será que o que está ruim pode piorar? Sim. Davi agora é alvo do ódio de seus próprios soldados amargurados que desejavam matá-lo (30.6). Será que Davi está se arrependendo de sua decisão? Será que ele sente saudades das cavernas e dos desertos?
Tempos de dificuldades, dias de fracasso e dias de silêncio. O modo como lidamos com nossos momentos difíceis permanece conosco por um bom tempo. Como você lida com os seus? Quando a esperança vai embora, quando você está cansado de tentar, cansado de perdoar, cansado de semanas difíceis, de gente teimosa, como Você lida com seus fracassos?
Uns lidam com garrafas, outros com remédios, outros com drogas, uns fingem que nada aconteceu, e há até gente que se mata. Como Davi, acabamos em Gate e descobrimos que Gate não tem nenhuma solução para nós. Então qual a solução? Fazer certo aquilo que Davi fez errado. ORAR. Ele não orou. Faça ao contrário: seja rápido para orar. Para de conversar consigo mesmo e converse com Jesus, que te convida ao descanso (Mt 11.28). Deus nunca de abate, nunca se cansa de nossos dias difíceis. Davi negligenciou o conselho de Deus. Aprenda com o erro dele. Da próxima vez em que você perder a vontade de continuar, BUSQUE O CONSELHO DE DEUS através da oração e da Sua Palavra (Pv 15.22). Seja rápido, procure um bom conselho e não desista.

CONCLUSÃO
Não se deixe enganar pelo nevoeiro e nem pelo barulho em volta, a linha de chegada pode estar mais perto do que você imagina. Talvez Deus esteja, nesse momento, levantando a mão para fazer um sinal para seus anjos pegarem a trombeta para anunciar a sua vitória. E talvez os anjos estejam se reunindo e os demônios tremendo pois estão vendo o que ainda você não enxerga – a sua vitória. Não desista agora. Seja generoso mais uma vez, dê mais uma aula, encoraje mais uma vida, perdoe mais uma vez...
Davi fez isso. Bem ali, em meio às ruínas em brasa, ele encontrou força. Depois de 16 meses em Gate. Depois da perseguição dos israelitas, da rejeição dos filisteus, do ataque dos amalequitas e da revolta rancorosa de seus soldados, ele se lembrou do que fazer: “Davi, porém, fortaleceu-se no SENHOR, o seu Deus” (30.6). Davi voltou. Davi venceu, com o Senhor.
Quanto ao game que jogava? Bom, pedi ajuda a meu irmão, e com o auxílio dele passei de fase e completei o jogo e ri dos meus dias difíceis com aquele game.
Deus é contigo! Sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.